-
Fotografias:Jonathan Friedman / Partisans
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Bar Raval é uma resposta contemporânea ao Art Nouveau espanhol. De acordo com a ideia do célebre chef canadense Grant van Gameren e dos mixologistas prodígios Mike Webster e Robin Goodfellow, o projeto introduz à cidade de Toronto um "pintxo" bar - bar de tapas que é elemento fundamental da cultura social e gastronômica do norte da Espanha.
Seguindo o sucesso do Bar Isabel, van Gameren escolheu o escritório PARTISANS para executar sua ambiciosa visão de sua próxima locação: criar "uma peça de arte", um espaço que se tornasse uma instituição duradoura em Toronto. "Trabalhar com Pooya, Alex e o resto de sua equipe foi inspirador", disse van Gameren. "Desde a etapa conceitual até a fase final de construção, eles nos incentivaram a vislumbrar além do que nós imaginávamos ser possível. E como nossa visão cresceu, sua dedicação, honestidade e comprometimento com a efetivação de cada detalhe superou nossas expectativas."
A equipe começou a trabalhar num conceito de projeto que iria transformar um espaço comercial degradado no bairro de Little Italy numa espécie de escultura arquitetônica sensível. Cuidadosamente escavado no que se assemelham a fitas de Moebius ininterruptas e sinuosas, construídas em madeira de mogno, o projeto interno é fundamentalmente corporal. Num ambiente para pessoas de pé, as superfícies onduladas incentivam os clientes a sentirem-se confortáveis, que inclinem-se em suas bordas suaves, e tornem-se uma parte da marcenaria. A aparência derretida do ambiente promove a circulação fluida e encontros próximos, honrando o espírito dos bares pintxo tradicionais. Sua estética escultural também se destina a refletir o tecido muscular. De fato, é uma homenagem direta à aparência tatuada dos três proprietários.
Parte do que distingue o escritório PARTISANS é o apetite e agilidade tecnológica de sua equipe de design. "O Bar Raval foi uma oportunidade para utilizarmos métodos digitais avançados para reinterpretar - não replicar - as alegorias clássicas do Art Nouveau no século 21", diz o co-fundador do escritório, Alex Josephson. A equipe desenvolveu um modelo digital altamente detalhado do espaço, a fim de desenvolver componentes pré-fabricados que pudessem ser inseridos diretamente no edifício existente com o mínimo de interrupções. Com o intuito de realizar novas empreitadas, o escritório trabalhou diretamente com os fabricantes do MCM Inc, os quais utilizaram o programa computacional Mastercam para ajustar o código do software que acabou fabricando mais de 9 km de gravações em 75 painéis de madeira.
Enquanto o Raval vem introduzindo um novo gênero culinário para Toronto, o outro objetivo principal era elevar a mixologia às alturas de uma arte culinária. PARTISANS foi desafiado a reavaliar os aspectos funcionais do bar clássico e reimaginá-lo como um palco para o desempenho, interação e admiração. A equipe também trabalhou em estreita colaboração com engenheiros para desenvolver a acústica e o sistema de som personalizados.
O resultado é maravilhoso. Aqueles que enfrentaram as filas diárias para entrar no bar descrevem o sentimento como se estivessem saindo de Toronto e adentrando um mundo totalmente diferente. Os transeuntes também podem admirar a arte das treliças artesanais de aço que revestem as janelas frontais e laterais. Mas, como os pinxtos servidos pelo chef, o filigrana apenas oferece um gosto tentador do que se encontra internamente.